domingo, 14 de março de 2021

Podcasts, "nova" trend e Experiência da missão país

 Boa tarde,


no blog de hoje venho fazer uma incursão, aos novos mídia (formas de comunicação, essencialmente digital) que surgiram que a pandemia Covid causou ao nosso quotidiano.


Sendo um aluno universitário a terminar o seu mestrado integrado, o qual vai se partir em dois (licenciatura e mestrado independentes) no próximo ano.

Resolvi à 3ª tentativa embarcar na Missão País. Uhuhuh

Sim para que não sabe: https://www.missaopais.pt/

Já agora Missão é Spark e Spark Agency é uma agência que faz a ponte entre estudantes que terminam os seus cursos e empresas que contratam através do seu programa de marketing que são os chamados "trainees", algo organizado/estruturado que cativam/persuadem o primeiro emprego dos novos talentos que emergem sem vícios de trabalho.

Daí esses diálogos acabam por ser uma oportunidade de as pessoas se prepararem melhor para dinâmicas de entrevista, serem mais vendáveis para as empresas e adapta-os as necessidades das mesmas.

 O que me fez ingressar na missão país, expectativas e realidades.
Na verdade, em 2015 vi uns colegas de curso (os porreiros) a ir para lá. E eram caloiros eles na altura eu com 3 anos de faculdade não conhecia aquilo era a primeira vez que ouvia falar,
Esqueci-me de dizer como FEUP à um leque enorme de actividades, comparando com outras actividades.

No domínio de competências, gosto bastante de explorar para ter base de decisão bastante esclarecida, então participo no programa da FEUP Talent: Engine Your Future (com sessões com várias entidades para adquirir meios de enfrentarmos dificuldades e alcançar oportunidades profissionais, mas que são transversais para a vida).

Depois de algumas experiências de voluntariado e a open-mind que tenho fez-me pensar num projecto mais logo prazo.. .como uma preparação para o Erasmus, por assim dizer e enquadrei esta possibilidade. Também devido a acontecimentos que não aconteceram como é suposto (um em especial), que me fez pensar se estou de alguma forma desligado, de coisas mais profundas.
Então no 1º ano devido a coincidir com o TecStorm não fui (na altura fui abordado pelo ICBAS e pela FMUP). 
No outro ano tive visitas e documentos para entregar então foi adiado.. postponed.

Realmente pensava que 1 semana e sem ser na minha faculdade, vou conhecer pessoas aleatórias, despender 1 semana... só para aquilo. Quando urge tempo.. Para fazer bem aquilo que sou responsável.

Em 2021 funcionou online e foi altamente, porque posso dizer que participei (que seja a única, mas está feito).

O que mais me impressionou foi o nome que a missão tem na região, neste caso Trancoso.
Talvez por servos modelos para aqueles jovens, ou por sermos  próximos em idade. Ou mesmo, uma companhia para os idosos, uma fonte de rejuvenescimento e apoio para os sacerdotes. 

O que move as pessoas, não sei bem. Mas encontro aqui excelentes motivos, intercâmbios geracionais, o viver em sociedade... Comparando com uma tuna, acho um espírito mais enriquecedor, mais clean/purificante.

Alert: Nunca andei numa tuna e tenho amigos, lá dentro.


Acaba por ser um grupo inclusivo com regras, é claro que não alinhei em tudo, nem eu queria.. ou não me importava mas dediquei a coisas que fazia mais sentido.. Estando lá seria diferente pela atmosfera... Mas dado o grupo coeso e dedicado as pessoas alinhavam, fico Feliz por eles.

Pratiquei a minha espiritualidade, embora não se materializem em muito da missão penso que no dia a dia e com o tempo faz a diferença.

Adorei este vídeo que passamos.:  



até porque inicialmente e individualmente não interpretei.. Adequadamente o significado. No final pensei que a pessoa fez aquilo por ser homossexual. 

.. As apresentações e as dinâmicas das aulas onde estive presente correram bem, os miúdos de maneira geral participaram, disseram as suas ambições quando ao futuro profissional e apresentaram-se com a câmara ligada, tal como nós. Claro foram apoiados e incentivados e mostraram uma opinião tiveram de decidir, pensar e ponderar o que querem fazer futuramente.

Um filme recomendado durante a missão e que faz analogia a este aspecto é Soul (2020). Neste filme além da importância de fazermos algo, da ambição de querer fazer algo, mostra os efeitos colaterais da atividade. Mais profundamente.., o modo como fazemos e o significado que isso detrás, subsequente.

Soul - Uma Aventura com Alma

: https://disney.pt/filmes/soul-uma-aventura-com-alma/

Intrinsecamente e fazendo o exercício adequado de introspeção comparando com a altura do meus tempos e  até os achei mais pacatos que a rebeldia do nosso tempo.
Também pode ser do controlo e da boa organização/planeamento da atividade.

Acho que as pessoas levaram muita vontade para desempenhar o papel e acima de tudo socializar e ar a conhecer uns aos outros, colaborar entre todos. Acredito que é esse espírito funny com fé/responsabilidade das pessoas participantes.

Concluído, tenho vindo a assistir a diferentes núcleos proativos em transmitir e partilhar algo que se confrontam e possa ser útil ou meramente interessante para divulgar áreas aplicacionais.

Fora a tarefa, a nestes tempos a necessidade, de as pessoas estarem conectadas a fazer coisas,,.  . Pois, é isso que caracteriza o ser humano.
 




Sem comentários:

Enviar um comentário